Microcimento: Cuidados a ter na Aplicação em MDF e Wedi!
8/Junho/2018
Categoria: Microcimento
Tags: Microcimento, aplicação, revestimento, mdf, wedi
O microcimento Microcrete é uma excelente solução para criar espaços originais. Este revestimento dá o upgrade que faltava à sua decoração, tornando-a irreverente e cheia de personalidade.
Profissionais do ramo da construção, designers e decoradores utilizam cada vez mais o microcimento devido às suas caraterísticas únicas. Conheça algumas das potencialidades deste material:
- Versatilidade: Pode ser aplicado tanto no interior como no exterior de edifícios, em planos verticais ou horizontais;
- Espessura de 3mm: Trata-se de uma excelente opção caso deseje mudar o revestimento existente e a cota seja reduzida;
- Funcionalidade: Evita demolições, o que significa menos ruído, entulho e custos;
- Flexibilidade: Consegue acompanhar os movimentos do suporte;
- Continuidade: Não necessita de juntas, a não ser que o suporte onde é aplicado as tenha;
- Superaderência: Pode ser aplicado sobre diversos materiais, tais como pedra, madeira, wedi, mármore, gesso cartonado, azulejo, betonilha ou tijoleira.
Estes atributos transformam o microcimento Microcrete numa solução extremamente versátil. No entanto, é preciso prestar atenção ao estado das superfícies onde é aplicado. Primeiramente, deve ser feita uma avaliação cuidadosa, de forma a evitar problemas futuros.
Tenha em conta que, em determinados tipos de pavimento (chão), não é aconselhada a aplicação de microcimento. Falamos, por exemplo, da madeira e dos painéis cimentícios tipo WEDI. Em todo o caso, o revestimento pode ser aplicado em peças de mobiliário e paredes compostas por estes materiais.
Condições de aplicação de microcimento sobre MDF e painéis cimentícios tipo WEDI
A aplicação de microcimento em pavimentos de madeira não é recomendada, por uma série de motivos. Esta possui uma base maleável e pouco resistente, pelo que fica sujeita a grandes contrações e dilatações quando entra em contato com humidade ou elevadas temperaturas. Desta feita, existe o sério risco de, depois de aplicado, o microcimento partir. Apesar da sua flexibilidade, é melhor não arriscar!
Mas nem tudo são más notícias. O microcimento Microcrete pode ser empregue em mobiliário de madeira ou MDF como acabamento estético. A remodelação de mesas e armários de cozinha é a última tendência e contribui para espaços mais funcionais e elegantes.
À semelhança da madeira, também os painéis cimentícios tipo wedi podem ser revestidos com microcimento. Contudo, a aplicação deve ser feita apenas em mobiliário e paredes. No pavimento, esta é desaconselhada, porque o wedi não é um material suficientemente resistente e estável para aguentar um novo revestimento a longo prazo.
Note que, apesar de algumas superfícies serem consideradas aptas para aplicação de microcimento, poderá ser necessário proceder a um tratamento prévio do material existente. É extremamente importante avaliar caso a caso antes de pôr mãos à obra.
Quer saber mais sobre as potencialidades, vantagens e sistemas de aplicação do microcimento Microcrete? Fale com os nossos especialistas e subscreva o nosso blog para receber as últimas novidades sobre este revestimento inovador.