Microcimento: 6 Cuidados a ter com a Base antes da Aplicação!
13/Julho/2018
Categoria: Microcimento
Tags: Microcimento, aplicação, cerâmica, revestimento, base, cuidados
O microcimento Microcrete é um revestimento extremamente versátil, moderno e resistente, que pode ser aplicado em qualquer tipo de superfície. No entanto, o período que antecede a instalação é de extrema importância, pois determina a qualidade do resultado final.
Saiba quais os principais cuidados a adotar antes de remodelar um espaço com este revestimento inovador.
6 Cuidados a ter antes de aplicar microcimento Microcrete
1. Identificar o tipo de superfície
Em primeiro lugar, importa saber qual a superfície em que o microcimento será aplicado: pedra, madeira, mármore, gesso cartonado, azulejo, betonilha ou tijoleira. Posteriormente, é necessário perceber se a mesma tem estabilidade suficiente para uma aplicação correta e sem imperfeições.
2. Verificar as condições do suporte
Outro aspeto fundamental na pré-instalação são as condições do suporte. Este deve ser duro e resistente, de maneira a evitar fissuras ou desprendimentos posteriores. No caso de uma superfície absorvente, aconselha-se o uso de Teclastic para a respetiva estabilização.
Para garantir uma aderência ótima do microcimento, a superfície de suporte deve estar completamente limpa e livre de gorduras, pós, ceras ou outros resíduos. Se o pavimento não for plano e apresentar desníveis, é fundamental a sua correção prévia. Isto porque a espessura do revestimento, que varia entre 2 e 3 mm, não resolve esta questão.
3. Garantir que o suporte não tem demasiada humidade
Não é aconselhável aplicar microcimento em suportes com humidade. Certifique-se de que o suporte está devidamente seco e reúne todas as condições. Use, para o efeito, um medidor de humidade de superfícies. O valor máximo não pode ultrapassar os 5%.
Também a temperatura e a ventilação do material e do espaço influenciam diretamente a consolidação do microcimento. Podendo acelerar ou atrasar todo o processo de cura.
4. Corrigir imperfeições do suporte
No caso da betonilha, a proporção deve ser de 3:1 de areia e cimento, respetivamente, sendo necessário acrescentar fibras para aumentar a resistência. A execução do pavimento deve ser feita de forma contínua e sem interrupções. Por isso, caso este material apresente fissuras, é preciso repará-lo antes da instalação de microcimento. Abra ainda mais a fissura e aplique Microcrete XT, uma argamassa com resinas especiais.
5. Aplicar uma base
O microcimento Microcrete possui excelentes propriedades de aderência. Este material não necessita de qualquer primário para se fixar a uma superfície cerâmica, mesmo que esta seja vidrada. No entanto, caso existam peças soltas, devem ser retiradas e o espaço preenchido com o Microcrete Base Pavimentos.
6. Proteger o espaço
À semelhança do que acontece em qualquer obra, a zona de trabalho deve estar protegida com papel, plástico ou adesivo. O microcimento adere com extrema facilidade, o que torna difícil uma posterior remoção das zonas onde não é suposto acontecer a aplicação.
Deseja criar um espaço totalmente novo e moderno, mas tem dúvidas sobre como consegui-lo? Tem interesse em conhecer melhor as potencialidades e características do Microcrete? Quer ter a certeza de que o revestimento pode ser aplicado sobre a superfície já existente?
Descarregue gratuitamente o ebook Renove ou crie espaços com microcimento e encontre a resposta para estas e outras perguntas. Obtenha resultados fantásticos em poucas horas!