Diferenças entre microcimento, resina de epóxi e poliuretano
19/Outubro/2021
Categoria: Microcimento
O microcimento, a resina de epóxi e o poliuretano são materiais diferentes e que podem ser utilizados no revestimento de espaços interiores e exteriores.
Estes materiais poderão ser aplicados numa ampla variedade de superfícies, estando entre as tendências em renovação de espaços. Conheça o que os distingue, de que forma são aplicados e descubra qual a melhor solução para si.
Microcimento, resina de epóxi e poliuretano: Pontos comuns e divergentes
O microcimento é um revestimento liso e contínuo que pode ser aplicado em qualquer superfície, com resultados finais surpreendentes. O caráter diferenciador deste material assenta na sua versatilidade, modernidade e impermeabilidade.
Independentemente da dimensão da área, o microcimento poderá ser aplicado de forma eficaz, protegendo as superfícies de eventuais fissuras. Este material é ecológico e seguro para aplicar em qualquer espaço, proporcionando uma superfície contínua e sem juntas.
A resina de epóxi é um produto igualmente contínuo e nivelado automaticamente, que se destaca pela sua dureza. Trata-se de uma espécie de plástico que, após entrar em contacto com um agente catalisador, viabiliza a solidez das superfícies.
Por fim, o revestimento de poliuretano é mais borrachoso e flexível. Apresenta uma resistência significativa perante temperaturas elevadas, contacto com água e possíveis choques.
O poliuretano e a resina de epóxi são muito utilizados no revestimento de pavimentos em oficinas e garagens. Contrariamente ao microcimento, a resina de epóxi e o poliuretano são produtos de caráter mais industrial.
O seu aspeto, após todas as etapas da aplicação, é mais plastificado. De um ponto de vista ambiental e de segurança, importa referir a elevada toxicidade destes produtos, decorrente da libertação de gases para a atmosfera.
Onde podem ser aplicados estes materiais?
O microcimento, a resina de epóxi e o poliuretano podem ser aplicados em diferentes pavimentos. No entanto, apenas o microcimento é recomendado para a aplicação em paredes, uma vez que só ele permite que o suporte respire convenientemente.
No caso da resina de epóxi, esta não deverá ser utilizada em locais exteriores, uma vez que a exposição aos agentes atmosféricos pode influenciar a sua durabilidade. Este revestimento é líquido e também não deve ser aplicado em tetos, porque a sua verticalidade compromete o correto nivelamento.
Já o poliuretano é mais procurado por quem pretende contrariar declives acentuados, geralmente em ambiente industrial, como no piso de fábricas ou oficinas.
Microcimento, resina de epóxi ou poliuretano: Qual a melhor solução de revestimento?
Para que consigamos analisar e estabelecer uma comparação entre estas soluções de revestimento, selecionámos as seguintes variáveis: aplicação, estética e preço.
Quanto à aplicação
A aplicação do microcimento é prática, não produzindo ruído significativo ou resíduos indesejados. As suas propriedades de aderência facilitam todo o processo, reduzindo o tempo de obra e os custos associados.
Já a resina de epóxi e o poliuretano têm uma aplicação mais demorada, minuciosa e delicada, exigindo a intervenção de um profissional experiente.
Quanto à estética
Do ponto de vista estético, o microcimento revela-se, também, a solução mais interessante, devido à sua gama cromática e polivalência.
Com a possibilidade de aplicação a 360 graus, este confere uma aparência única, natural e intimista a qualquer espaço da sua casa.
Quanto ao preço
O microcimento assume-se como uma alternativa com uma melhor relação de custo-benefício, por comparação com os outros dois materiais. Na Microcrete, a aplicação de microcimento ronda os 60 euros por m2 em áreas até aos 100 m2.
Os preços variam, naturalmente, em função da dimensão da área a revestir e do número de cores e efeitos utilizados.
Está a planear remodelar a sua casa? Descarregue já o ebook da Microcrete e conheça todas as caraterísticas e vantagens do microcimento. Neste manual, vai descobrir ainda em que divisões pode aplicar este revestimento e os cuidados que deverá ter para obter resultados de excelência.
Subscreva o nosso Blog!