Preparar o Quarto de Bebé: 4 Dicas Essenciais para Futuros Pais
18/Junho/2019
Categoria: Decoração, Microcimento
Tags: Microcimento, M-Liner, decoração, design de interiores, cor
Preparar e decorar um quarto de bebé é uma tarefa muito especial! Marca o início de uma vida nova, que se espera repleta de felicidade. Muitas mães e pais recordam esta experiência como uma das mais felizes da gravidez.
Numa altura de ansiedade pelas alterações que se avizinham, esta pode mesmo ser uma boa forma de descontrair. Pesquisar e imaginar tudo o que é preciso, escolher móveis e materiais… Enfim, todo o projeto vai ajudar a serenar e a antecipar um pouco da grande mudança que aí vem.
Na pesquisa por sugestões de quarto de bebé, vai certamente encontrar milhares de ideias e conselhos, mas é importante que não se disperse. Há 4 pontos essenciais que devem ser a base de todo este processo e não podem ser menosprezados.
1. Quando começar a preparar o quarto de bebé?
Organize-se com tempo! Convém não deixar a preparação do quarto de bebé para muito perto do nascimento. Pense na disponibilidade que tem, liste tudo o que pretende fazer e avalie a melhor altura para começar. Se achar necessário, convide outros membros da família a participar. Para além de poder ser uma boa ajuda, geralmente esta atividade agrada a todos.
A maioria das famílias dá início a este processo por volta do 5º mês de gestação. Por um lado, a barriga ainda permite à mãe participar ativamente em quase tudo. Por outro, há uma boa margem de tempo até ao nascimento, caso precise de remodelar o espaço. Em suma, cada caso é um caso, mas não deixe tudo para a última hora!
2. O conforto em primeiro lugar
Esta é a divisão onde pais e filho vão passar grande parte do seu tempo nos primeiros meses. Assim, o conforto é de extrema importância num quarto de bebé.
Evite encher o espaço com objetos desnecessários, mas escolha cuidadosamente cada uma das peças indispensáveis. O berço, um espaço para mudas de fraldas, móveis para as roupinhas e um cadeirão são alguns elementos importantes. Tudo isto deve ser pensado do ponto de vista da funcionalidade.
Opte por um cadeirão confortável, com altura suficiente para se sentar e levantar sem esforço com o bebé ao colo. Pai e mãe irão certamente passar muitas horas aqui sentados. Assim, não se devem inibir de testar alguns cadeirões antes de decidir qual comprar.
Não é obrigatório ter um móvel muda-fraldas, mas escolha sempre uma solução que o permita fazer em posição confortável. Mais tarde, as suas costas vão agradecer o cuidado que aplicar agora na escolha destas peças.
3. Versatilidade – Pense a longo prazo
Muitas decisões inteligentes podem ser tomadas na altura de escolher a mobília do quarto de bebé. Agora, um armário com ursinhos pode parecer ternurento para um quarto de recém-nascido. Mas, quando a criança tiver 5 ou 6 anos, será que ainda vai fazer sentido? Se escolher mobiliário de tons neutros, será mais fácil adaptar a decoração com outros objetos ao longo do tempo.
E porque não trazer um móvel antigo para a modernidade e incorporá-lo na decoração? Revestido com M-Liner, na cor que mais lhe agradar, é uma solução perfeita para criar uma peça única e atual. E o melhor é que pode fazê-lo rapidamente, sem esforço, ruído e entulho. Se ainda não conhece este revestimento comercializado pela Microcrete, clique aqui e conheça todas as potencialidades.
No que diz respeito ao berço ou caminha, tenha em consideração as camas que acompanham o crescimento da criança. Apesar de serem um pouco mais caras do que o berço convencional, são uma opção que compensa a longo prazo.
4. A segurança sempre presente
Acima de tudo, nunca descure a segurança no quarto do seu filho. Lembre-se de que os acidentes acontecem e há cuidados simples que os podem evitar.
Por exemplo, se tenciona dar banho ao bebé no quarto, opte por um pavimento impermeável e antiderrapante. O microcimento oferece estas características e, adicionalmente, é fácil de limpar e muito resistente.
Tente manter o chão sempre desimpedido: remova fios e fixe os tapetes para evitar quedas e tropeções. Na escolha e montagem dos móveis, verifique sempre a segurança. Se o berço tiver grades, analise o espaço entre as mesmas e opte por arestas arredondadas em todo o mobiliário.
A decoração deve complementar as peças principais do quarto de bebé. Se apostar numa paleta neutra e suave para as paredes e mobília, pode depois introduzir contrastes usando objetos de tons mais fortes. Saia do convencional azul e rosa e abrace as novas tendências de cor para os quartos dos mais pequenos.
São muitas as ideias para criar um quarto de bebé verdadeiramente original. Inspire-se, faça boas escolhas e tente aproveitar esta experiência ao máximo! Em breve, tudo vai mudar e nada será como dantes.
Subscreva o nosso Blog!